Recorrer ao Crédito: Riscos e Oportunidades

O crédito oferece uma oportunidade às famílias de anteciparem a aquisição de bens ou serviços que podem melhorar o seu bem-estar, como é o caso da compra de habitação, equipamentos para o lar ou viaturas.

As vantagens do recurso ao crédito:

  • Antecipação do consumo: Aquisição de um produto ou serviço, mesmo que não tenha liquidez.
  • Prevenir imprevistos: Há situações que surgem na vida que levam a um impacto significativo no orçamento mensal, como a perda do emprego ou doença. Recorrer a um crédito poderá ser uma solução nestas situações.
  • Aproveitar as oportunidades: É comum depararmo-nos com boas oportunidades de compra, mas não temos dinheiro suficiente naquele momento para aproveitá-la. Dependendo das condições, o crédito pode ser uma boa saída para fechar um negócio vantajoso.

Embora o crédito se apresente como uma vantagem para as famílias, representa vários riscos. Com as despesas cada vez mais sobrepostas aos rendimentos, muitas famílias dispõem de pouca margem financeira para acomodar gastos ocasionais ou inesperados e para suportar possíveis perdas de rendimento.

Em Portugal as entidades bancárias e financeiras norteiam a sua conduta no que toca à atribuição de crédito por princípios idóneos. Neste sentido, podemos afirmar que o crédito em Portugal é concedido de forma responsável. De resto, Portugal está em linha com a tendência dos restantes países europeus em matéria de atribuição de crédito, onde se assiste a uma consolidação das regras de mercado e aplicando boas práticas no financiamento. O Banco de Portugal, que regula o setor, tem procurado criar regras que diminuam o risco associado ao crédito, como é o caso da implementação de um prazo máximo para empréstimos.

Atualmente é comum ouvir publicidade sobre créditos que prometem “crédito fácil e pré-aprovado” ou ofertas de aumento do limite do cartão de crédito. Mas muitas vezes, estas propostas estão associadas a juros muito altos, que podem levar ao sobre-endividamento. É necessário estar atento para evitar uma fraude financeira. Antes de avançar com a concessão de um crédito, verifique se a instituição bancária é oficialmente autorizada a fazê-lo pelo Banco de Portugal.

O endividamento é consequência de um possível descontrole financeiro. Portanto, antes de assumir um compromisso de compra deve analisar cuidadosamente a sua situação financeira.

Antes de contratar um crédito:

  1. Seja verdadeiro relativamente à sua situação financeira: Quando pedir um crédito não omita informações ou dê informação errada sobre a sua situação, para que a instituição financeira possa realizar uma avaliação cuidadosa.
  2. Seja claro nos objetivos: Comece por avaliar se é momento oportuno para recorrer ou crédito ou se há alternativas. De seguida, estabeleça em que condições pode suportar o contrato: é mais adequado ter um prazo mais longo da dívida? Preocupa-o a subida das taxas de juro e prefere optar pela taxa fixa? Avalie os diferentes cenários e opte por aquele que for mais adequado à sua situação financeira.
  3. Mantenha as expetativas realistas: Faça contas e analise o valor que pode disponibilizar do seu orçamento mensal. É aconselhado alocar apenas 1/3 do seu orçamento a despesas fixas.
  4. Informe-se bem sobre as condições do crédito: Antes de recorrer ao crédito informe-se devidamente sobre as condições do crédito e verifique que tipo de empréstimo se adequa melhor às suas necessidades.
  5. Cultive hábitos de poupança: É importante que tenha um fundo de emergência para eventuais imprevistos. Reveja o seu orçamento e aplique mensalmente uma parte para poupança.
  6. Recorra ao crédito com moderação: Evite ter diferentes créditos ativos. Em caso de imprevistos, poderá não conseguir fazer face a todas as prestações e entrar em sobre-endividamento.
  7. Mantenha as suas contas regularizadas: Caso tenha situações anteriores de incumprimento de prestações de crédito, poderá dificultar o pedido de um novo. Por essa razão, consulte o seu mapa de responsabilidades de crédito ao Banco de Portugal para conhecer a sua situação.

Perante previsão de dificuldades:

  1. Se tem a seu cargo um crédito, adote uma medida preventiva;
  2. Antecipe eventuais dificuldades, como é o caso de uma situação de desemprego;
  3. Alerte a instituição financeira se verificar a possibilidade de entrar em risco de incumprimento, para avaliar a possibilidades de rever as condições de pagamento;
  4. Conheça os mecanismos que estão à sua disposição para evitar o incumprimento definitivo dos seus créditos.

No caso de ter um processo gerido pela Whitestar e prever dificuldades no seu pagamento, entre em contacto connosco, de forma a analisarmos a sua situação e juntos encontrarmos uma solução.

Sendo um consumidor responsável, não peça um crédito sem primeiro considerar as vantagens e as desvantagens de um crédito bancário. Todas as instituições financeiras, reguladores e consumidores têm de saber assumir o seu papel neste âmbito e, acima de tudo, a sua responsabilidade.

Partilhe esta Notícia!

Últimas Notícias

2023-06-28T16:27:45+00:00