Dicas e estratégias para uma boa gestão
Gerir as finanças nem sempre é fácil, sobretudo em alturas de crise.
A pandemia veio trazer desafios a muitas famílias portuguesas e, com a mudança de rotinas, talvez já esteja perdido entre aquilo que ganha e o que gasta.
Veja como pode fazer um orçamento familiar para organizar as suas contas e, até, poupar.
Todas as realidades podem ter dois lados: um mais negativo e outro positivo. A Covid-19 tem atingido famílias pelo mundo inteiro. E, se algumas perderam rendimentos e até o emprego, outras têm conseguido poupar.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de poupança dos portugueses subiu para 10,6% no segundo trimestre de 2020, quando, no final de 2019, era de 7%. A tendência é transversal a toda a Europa: de acordo com o Eurostat, a taxa atingiu 27,4% no mesmo trimestre – acima dos 16,7% registados no mesmo período de 2019. Mas, se ainda não está neste patamar, talvez uma boa forma de começar seja pela organização das suas finanças. Anote estas dicas para começar a gerir o seu orçamento familiar.
Para além desta organização das suas finanças, existem uma série de outras estratégias que, com um pouco mais de trabalho, podem dar bons resultados. Damos-lhe cinco sugestões que podem fazer a diferença.