Não está a conseguir pagar as suas prestações? Saiba o que fazer.
Se está numa situação de aperto financeiro e não consegue pagar as suas prestações ou está a prever que isso possa acontecer em breve, não desespere. Neste artigo, damos-lhe as dicas necessárias para saber como agir antes que seja tarde demais.
Em 2020, o endividamento das famílias atingiu o valor mais alto dos últimos quatro anos, em consequência da Covid-19. De acordo com dados do Banco de Portugal, chegou a 141,3 mil milhões de euros – mais 2,3 mil milhões do que no mesmo período de 2019. Isto significa que a dívida das famílias aumentou, em média, 6,3 milhões de euros por dia desde que a pandemia começou.
No mesmo sentido, também a Deco recebeu 30.100 pedidos de ajuda, em 2020 – mais do que em 2019 e 2018, anos em que a tendência tinha estabilizado. O aumento do sobre-endividamento é explicado por situações de desemprego, perda de rendimentos, precariedade laboral ou por negócios que correram mal. Para que o endividamento das famílias não se agrave ainda mais, a Associação da Defesa do Consumidor defende que as moratórias deviam ser prolongadas: a grande maioria termina, apenas, em setembro, mas as moratórias privadas já terminaram em março.
Se este é o seu caso, veja o que deve fazer e quais os mecanismos a que poderá recorrer para não entrar em incumprimento.
Lembre-se que informação é poder. Por isso, faça a sua pesquisa e avalie as alternativas disponíveis antes de tomar uma decisão.