Como fazer do seu filho um consumidor responsável
Num mundo globalizado em que que há cada vez mais oferta de brinquedos, jogos, roupa e tantas outras coisas rapidamente as crianças aprendem a dizer “eu quero” e muitos pais cedem à tentação de dar tudo o que podem.
No entanto, às vezes, também é necessário dizer não. Mas como explicar aos mais pequenos o que é o dinheiro e como deve ser usado? A partir de que idade lhes devemos dar uma mesada ou semanada, deixá-los utilizar um cartão multibanco, incutir hábitos de poupança ou até explicar conceitos mais elaborados como o de investimento? Neste artigo, damos-lhe todas as dicas para fazer dos seus filhos consumidores responsáveis.
“O dinheiro não cresce nas árvores” – provavelmente, esta é uma frase utilizada por muitos pais e educadores para explicar aos filhos que a vida custa a ganhar. O problema é que, muitas vezes, a educação financeira não vai além disto. Segundo o 11º Inquérito Anual sobre Pais, Filhos e Dinheiro citado pela Forbes, pelo menos metade dos pais assume não ter oportunidade de falar com os filhos sobre dinheiro e um quarto diz que se sente relutante em fazê-lo.
Em contrapartida, a maioria das crianças que respondeu ao mesmo inquérito diz que gostaria de aprender mais sobre o tema. O ponto é: quando os miúdos têm curiosidade, vão acabar por aprender de uma maneira ou de outra. A questão é se os pais querem ter um papel a desempenhar na educação financeira deles ou não. Já pensou sobre isto? Se não sabe por onde começar, inspire-se nestas dicas dadas por Jayne A. Pearl, autora do livro “Kids and Money: Giving Them the Savvy to Succeed Financially” (Crianças e Dinheiro: como ensiná-los a serem bem-sucedidos financeiramente), em entrevista à parents.com.