Cibercrime: o que é e como evitar
As tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel fundamental na sociedade atual e a crescente dependência dos sistemas informáticos, tornou o cibercrime um fenómeno frequente.
De forma geral, o cibercrime engloba toda a atividade criminosa praticada através de meios informáticos e pode concretizar-se por diversos métodos e com consequências variadas, dependendo sempre da intenção de quem o pratica.

Quais as formas de cibercrime mais comuns em Portugal?
Em 2021, o número de cibercrimes em Portugal aumentou 81% face a 2020. Com a informatização da maioria dos nossos hábitos, seja através do e-commerce (compras online), pela subscrição de serviços online (serviços de streaming ou revistas online) – providenciando dados pessoais – ou pela partilha de informação e, mais recentemente, pelo teletrabalho, tornou-nos alvos fáceis a este tipo de crime.
Há 2 tipos de cibercrime que se destacam em Portugal:
- Phishing” – consiste na obtenção de informação privada de forma fraudulenta através de mensagens que aparentam ser verídicas ou legítimas (difusão de mensagens de email e SMS contendo malware), campanhas orientadas para a captação de dados pessoais utilizando a imagem de entidades oficiais (entidades bancárias; públicas e privadas).
- Burla informática – acontece, com mais frequência, na compra e venda de bens em plataformas online, onde a vítima, a pedido do agente, faculta os seus dados de acesso ao MB WAY ou solicita pagamentos sem entrega do bem vendido.
Saiba como prevenir ataques informáticos
A prevenção e a adoção de comportamentos conscientes é o primeiro passo para evitar o cibercrime. Por isso, recomendamos que adote as medidas descritas abaixo para proteger os seus dados pessoais.
- Evite ligações de wifi “abertas” (redes públicas que pode aceder sem necessidade de password);
- Utilize um programa antivírus adequado;
- Não aceda a links e anexos desconhecidos;
- Não abra “janelas” que aparecem no browser durante uma navegação alertando o usuário que o seu computador está infetado;
- Não responda a comunicações provenientes de desconhecidos;
- Não utilize dados pessoais em palavras-chave e frases de segurança (como a data de nascimento, o nome da mãe ou de um animal de estimação);
- Evite guardar documentos importantes em localizações não seguras (não-encriptadas);
- Não envie informação confidencial por email ou por qualquer sistema de troca de comunicações não encriptado;
- Privilegie informação obtida através de fontes oficiais e plataformas seguras;
- Insira credenciais em websites fiáveis e que encriptam a informação inserida (HTTPS);
- A autenticação deve ser de dois fatores (tradicional password e um segundo “fator” que está relacionado com o envio de alertas e notificações de segurança para os utilizadores – por exemplo, um SMS);
- A Firewall deve estar sempre ativa.

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